07 dezembro 2015

Resenha: Despersonalização - Daiana de Azevedo

Título: Despersonalização
Autora: Daiana de Azevedo
Disponível: Amazon (R$2,80)
Páginas: 6
Formato: eBook Kindle
ASIN: B01316PYYG

Sinopse: Despersonalização, é um transtorno psicológico onde a pessoa apresenta uma desordem dissociativa, as vezes não reconhecendo a si mesmo ou o ambiente externo, tendo a impressão de que as coisas ao seu redor sejam um filme e ele é apenas o espectador passivo, problema este comum, só que muitas vezes invisível. Nesse conto você se tornará intimo do personagem e descobrirá como uma pessoa com esse distúrbio psíquico passa os seus dias, acompanhará também o motivo e a cura desse mal, em uma história envolvente sobre um assunto de muita seriedade. Um conto que fará você analisar se está cuidando bem da sua mente e ponderar o que realmente vale a pena.

Existe muito preconceito por traz de qualquer assunto psíquico, as pessoas são leigas e tem o hábito de não querer falar sobre o assunto, ignoram a existência ou simplesmente rotulam como loucura qualquer um desses transtornos. 

Através de um grupo no Facebook surgiu a oportunidade de ler e resenhar o conto "Despersonalização" da Daiana de Azevedo, participante do concurso "Brasil em Prosa" da Bienal  do Livro do Rio de Janeiro. 

Me interessei muito pelo assunto, a mente em si é algo que me desperta muita curiosidade. Complexa, difícil de entender e próximo da realidade de qualquer pessoa.
Achei  a narrativa excelente, bem descrita, aproxima o leitor do personagem, o faz vivenciar os mesmos sentimentos e inseguranças. O texto foi bem escrito, com alguns erros de português/digitação que passam batido no meio de tamanha riqueza de detalhes e minuciosa expressão de sentimentos.
O conto fala sobre um rapaz que passa por uma fase difícil da vida, sozinho e "doente da mente", tem despersonalização. Falta de vontade de viver, sente-se no "fim do poço". Um dia na rua encontra um animalzinho e lhe oferece abrigo, a partir daí passa a enxergar a vida de outro modo e se reerguer.
Acho que poderia ser mais explorada a doença e a relação do personagem com o animal. Mas para o concurso em questão existia um limite de palavras; mesmo assim, a autora conseguiu suprimir o que queria passar para as pessoas, mostrou que a doença não é sinal de fraqueza, que é preciso apoio, atenção. A volta por cima do personagem foi linda, tocante e me fez ficar feliz com o belo final.
 Acho que ter relação de afeto é o remédio para qualquer mal, inclusive o meu. Poder desabafar com alguém enquanto almoçava ao invés de deitado em um divã de consultório frívolo foi o trunfo que precisava para me reerguer. 

Recomendo para quem gosta de histórias reais, fictícias, romances, terror, poesia...  todos deveriam ler este conto, ler sobre a depressão/despersonalização/... qualquer outra doença, entender que quando se fala do nosso corpo, da nossa mente, não é brincadeira, não é frescura.

Sobre a autora: 
Daiana tem 23 anos, é casada, mora no interior do Rio de Janeiro e é professora. É a dona do blog "Vida após dezeito", que ela criou quando fez 18 anos mesmo haha Passem por lá para conhecer um pouquinho mais!

4 Comentários

  1. Eu sinceramente estou impressionada com cada resenha que recebo do meu conto. Primeiro porque é maravilhoso receber esses feedbacks, segundo que é incrível como um mesmo texto pode causar impressões diferentes, sentimentos, comentários que enriquecem qualira autor.

    Essa resenha me impressionou realmente, a riqueza de detalhes e o seu interesse sobre o assunto sem duvidas fez muita diferença, principalmente para mim. O maior medo de escritor e escrever e não ser entendido e essa resenha me fez perceber que meu medo com relação a esse conto foi em vão. Parabéns !!! Me impressionou de verdade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sucesso pra ti, Daiana!
      No aguardo dos próximos que virão, sei que vão me encantar mais ainda.
      Obrigada e fiquei muito feliz por ter tido essa oportunidade!

      Excluir
  2. Fiquei intrigada com sua resenha. Gosto muito de livros assim, que abordam doenças, porque é uma maneira de acabar com o estigma que a maioria das doenças mentais tem.
    A premissa parece ótima, quero ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena Carol!
      Ainda mais que é um conto, sendo curtinho dá para ler mesmo tendo 1358532 de coisas para fazer 🙈😁 recomendo muito!

      Excluir